Academias reabrem em Iporá após mais um Decreto Municipal

10/07/2020
pandemia-e-academias10072020.jpg

Sexta-feira, 10, de retorno de atividades

A partir desta sexta-feira, 10, as academias de ginástica de Iporá passam a funcionar. Os da área vinham se articulando para exigir essa reabertura, agora possível com a publicação do Decreto 284, de 8 de julho de 2020. 


Segmentos que ainda não funcionam pressionam o poder público municipal. O segmento de bares é outro que se articula. Ainda fechado, teve reunião recente com o prefeito. Mas a situação deles é mais complicada.


Quanto as academias de ginástica possuem o argumento de serem também consideradas da área de saúde. E passam a funcionar com base em um Decreto Municipal que leva em conta a decisão em juízo das fazendas públicas em autos recentes.


O Decreto do prefeito Naçoitan Leite leva em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal que assegurou também aos municípios o direito de tomar medidas quanto a flexibilização ou ao combate a pandemia do Coronavírus.


O principal argumento para o retorno seguro de atividades das academias de educação física em Iporá é o conjunto de normas e procedimentos apresentado pelo Sindicato dos Profissionais de Educação Física e a Associação dos Profissionais de Educação Física e a Nota Técnica 02/2020 assinada pela Secretaria de Saúde, estando ainda em vigor e que aponta os critérios a serem adotados dentro das academias.


O descumprimento desta Nota Técnica por parte das academias implica no fechamento por 14 dias. Isto consta no Decreto em seu artigo segundo.


Os casos de Covid-19 em Iporá, depois de uma acelerada anterior de casos confirmados, até ultrapassar o número 100, agora avança, mas de forma mais contida. Atualmente são 121 casos. As mortes causadas pela doença que chega com o vírus foram apenas duas.

O que achou dessa Notícia?
6 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.