Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Arte preserva a memória, avalia Eros Guimarães

Eros Guimarães: Diretor de arte do festival Suave Mente 2022

A seguir, artigo em que se evidencia a importância de atividades para o bem estar da mente de idosos. O texto é de Eros Guimarães (@erostrovador), que é pedagogo e tem desenvolvido nos últimos anos o método Mente Ativa, metodologia de estimulação cognitiva por meio das Artes. O educador, que também é músico, é o diretor de arte do festival Suave Mente 2022.  

Vamos ao texto:

A preservação da memória e da agilidade do pensamento é questão recorrente entre os idosos – ou seus filhos e netos, preocupados com quadros de demência, como a perda de memória gradual provocada pela Doença de Alzheimer, por exemplo. Já entre as crianças, é comum que encontrem, em um ou mais momentos ao longo de sua vida escolar, dificuldade em manter o foco, a atenção nos estudos ou no desenvolvimento de alguma atividade, prejudicando a construção do conhecimento e a fixação de novas memórias – e termos como Déficit de Atenção cada vez são mais comuns no cotidiano das famílias. Nesses tempos de pandemia que vivemos, lapsos de memória e dificuldade de concentração também têm sido relatados como sintomas pós-covid. É neste contexto que nasceu o Suave Mente, um festival de Arteterapia que alcançou pessoas dos mais diferentes lugares do país a partir de Iporá-GO, propondo um olhar para as Artes como promotoras da Saúde Mental. Este artigo, especificamente, é para dizer que as Artes podem contribuir, e muito, com a preservação e o desenvolvimento da memória, da velocidade do pensamento, da capacidade de ter foco e atenção. 

Neste sentido, a Música é uma grande aliada. Quando escutamos músicas antigas, trazemos à consciência sensações, cenários, fatos e contextos de outras épocas, que a canção nos faz lembrar. Já quando escutamos músicas que não conhecemos, provocamos novas conexões e estímulos no cérebro, seja pela própria experiência de conhecer a nova canção, seja pelas associações que fazemos dela com outros com ritmos, melodias, letras e cantores que trazemos em nossa memória musical, que já conhecemos. Tocar um instrumento, além de promover o desenvolvimento da inteligência musical e fortalecer a mente estimulando novas conexões neurais, ainda fortalece a coordenação motora. Mas nem todos querem ser instrumentistas… Neste caso, é bom saber, então, que o simples fato de marcar o ritmo de uma música, seja com palmas, seja batucando, exercita o foco e a atenção, além de abrir o caminho para o corpo dançar… Deixar-se levar por uma música, dançando livremente ou fazendo uma coreografia, além do próprio prazer de dançar, desenvolve a consciência corporal e a noção de espaço. E, sendo assim, é fácil imaginar, por exemplo, que a vó ensinar o neto a dançar bolero ou a neta ensinar o vô a dançar funk pode promover o desenvolvimento de muitas inteligências, do bem-estar e fortalecer os laços afetivos, que são muito relevantes para uma boa Saúde Mental. 

Outras Artes também podem colaborar com a preservação da memória e com o desenvolvimento da atenção e da rapidez de pensamento. Pintar uma mandala, como tantas pessoas de Iporá e de outras cidades fizeram dentro do festival Suave Mente, é uma atividade que desenvolve, claramente, a capacidade de atenção, além de desenvolver a coordenação motora, acalmar e aliviar o estres. Fotografar e estudar continuamente as melhores formas e ângulos para fotografia ajuda a desenvolver a inteligência espacial. Declamar uma poesia promove a inteligência linguística. Pensar no sentido de um filme, de um quadro ou de uma música e prestar atenção ao que sentimos nesses momentos pode desenvolver a inteligência existencial. E as Artes em geral ajudam a processar emoções e a fortalecer nossa inteligência emocional. 

Temos várias inteligências – segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, são nove. Quando falamos, então, de fortalecer a memória, é preciso pensar em formas de acessar as diferentes memórias que nossas diferentes inteligências constroem ao longo da vida. Para um trabalho terapêutico de uso das Artes como “treino mental”, o ideal é que todas essas inteligências sejam estimuladas. No entanto, cada pessoa, única que é, apresenta cada inteligência desenvolvida em maior ou menor grau. Portanto, alguém vai gostar mais de escutar uma música, outro de ler um livro, outro de participar de uma coreografia com os amigos ou qualquer outra atividade artística. Todos, porém, vão se beneficiar, de algum modo, dos efeitos positivos que a Arte promove na Saúde Mental de quem aprecia ou pratica alguma atividade artística. 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-23-at-22.05
Casal de deputados levaram mutirão de saúde para Jaupaci
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-18.59
Goiás amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-22.05
Casal de deputados levaram mutirão de saúde para Jaupaci
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-18.59
Goiás amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue