Combata a Dengue. Faça a sua parte

25/01/2014


Iporá chega a 3º lugar em Dengue em Goiás


O site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.go.gov.br) mostra a cidade de Iporá em terceiro lugar no ranking da Dengue. Essa colocação subiu rápido. No dia 21 de novembro passado a cidade de Iporá ocupava o 43º lugar em Dengue no Estado de Goiás. No dia 14 de janeiro, era a nona colocada. Esta situação se agravou. Agora, está em terceiro lugar, perdendo apenas para Goiânia e Aparecida de Goiás. A situação atual é considerada de alto risco. São muitas famílias em Iporá que tiveram alguns de seus membros acometidos de Dengue nos últimos dias.


Na linha de ação do trabalho de combate ao mosquito transmissor da doença a Prefeitura Municipal de Iporá, através da Secretaria Municipal de saúde, iniciou uma força tarefa para o enfrentamento. Em Iporá existem casos de Dengue em todos os bairros , sendo maior verificação da doença no Centro, Umuarama, Vila Nova e Bairro Mato Grosso. Em nota a Prefeitura esclareceu de que o mais preocupante ainda é que a grande maioria das pessoas ainda não se conscientizaram que esse crescimento no Ranking se dá pelo descaso com o assunto Dengue. Na correria do dia a dia as pessoas esquecem que simples ações como destruir os criadouros do mosquito como água parada em vasos de plantas, em calhas, lotes e terrenos baldios entre outros, pode ajudar no combate ao mosquito.


No âmbito do Estado, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia da Silva Vaz, reuniu ontem, sexta-feira, 24 de janeiro, com representantes de todas as Regionais de Saúde, dos Núcleos de Apoio ao Controle de Endemias (Naces), da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais) e da própria Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). A Secretaria Estadual de Saúde está esboçando um apoio aos municípios no combate ao avanço da Dengue no Estado.

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

7 comentários

  • Elizangela Vilela 26/01/2014

    Cidadãos iporaenses vamos fazer a nossa parte: cuidar de nosso quintal assim como cuidamos do interior de nossas casas. Quem tiver lotes baldios limpe-os e retire tudo o que possa reter água, o resultado será gratifiante a toda a população.
  • Elizangela Vilela 26/01/2014

    Acredito sim que a população precisa fazer sua parte, entretanto a administração precisa urgente cumprir seu papel diante da sociedade e ser mais rigorosa na fiscalização nos domicílios e comércios. Esse negócio de ficar aguardando número que os hospitais e postos de saúde passam de casos de Dengue para depois tomar providência não resolve a situação. Faz-se necessário uma política de prevenção e não remediação, é preciso evitar os casos e não remediá-los. População faça a sua parte, administração pública cumpra seu papel! Sem essa de ficar tentando achar culpados para a epidemia que a assola nossa sociedade e entorno.
    • Gill Mayron Leopardo 26/01/2014

      CONCORDO CONTIGO, A POPULAÇÃO TEM CULPA, MAIS OS ADMINSTRADORES DOS MUNICIPIOS NÃO PODEM SE ESQUIVAR ESPERANDO QUE VENHA O CAOS, EU PEGUEI DENGUE E MUITOS E MUITOS DE AMORINOPOLIS PEGARAM E VIROU EPIDEMIA AQUI.
  • Nivaldo Monteiro 26/01/2014

    não somente das autoridade mas sim principalmente da população . só quem já teve, é que cuida melhor ....quase todo quintal que vc ver tem água parada ...
  • Heiriberto B. Menezes 25/01/2014

    ACHO que essa força tarefa tem que ser feita todos os dias,enquanto se prolongue as chuvas de verão,e no decorrer do ano pelo menos uma vez por semana,e criar uma multa pra quem não se responsabiliza pelo seu imóvel, seja ele qual for,o descaso é muito grande por parte da população,nossos vereadores podem criar um projeto e enviar a câmara que certamente será aprovado.
  • Eudes Cardoso da Renata 25/01/2014

    vejo um certo descontentamento da população em relação à administração, agora quando se fala em dengue, é hora de todos unir já que a população é omissa em fazer a sua parte. em relação de cuidar do que é seu e jogar a culpa no poder publico pois cuidar do seu quintal ou do seu lote etc... é de extrema responsabilidade do proprietário e isso na maioria das vezes não acontece, o poder publico estra com a parte de visitas, conscientização e zelo dos locais publicos. falo isso porque trabalho nessa área. agora em proporção ao numero de habitantes, a coisa tá feia aí e nessa hora tem que esquecer a politica e cada um fazer a sua parte. senão daqui a pouco estará perdendo vidas por causa de falta de sintonia entre administração e população pois a dengue é coisa séria e é dever de todos nós combatê-la. portanto faça sua parte "se você agir podemos evitar". abraços!!!!! Iporazão é bão dimai
    • Telma Dias 25/01/2014

      Concordo plenamente, se somente eu faço minha parte a do outro eu não posso fazer, se houver conscientização de todos seremos capazes de combater esse mal. Terceiro lugar de coisa ruim não queremos ficar.
  • Israel Souza 25/01/2014

    E o senhor prefeito Danilo continua preocupado com sua amarok, e se esqueceu da epidemia de dengue ,Iporá estava na colocação de 43°, e agora estamos em 3° lugar isso e uma vergonha pra nossa cidade....!
  • BENEDITO PONCIANO BORGES 25/01/2014

    completo discaso das autoridades, uma cidade passar 43* para 3* posicao em tao pouco tempo.
    • Nivaldo Monteiro 26/01/2014

      não somente das autoridade mas sim principalmente da população . só quem já teve, é que cuida melhor ....quase todo quintal que vc ver tem água parada ...

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.