Deputado Karlos Cabral traz 6 respiradores para a UPA de Iporá

18/09/2021
karlos-cabral-e-dudu18092021.jpg

Na condição de presidente da Frente Parlamentar de Goiás de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o deputado estadual Karlos Cabral entregou 6 respiradores para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iporá. Essa entrega do benefício foi com a presença pessoal do deputado na manhã deste sábado, 18, em ato público em frente a UPA. 


A atuação de Karlos Cabral ocorre em sintonia política com o vereador Carlos Eduardo Mendes Alencar, com quem mantém parceria de atuação em favor de Iporá. Os 6 respiradores atendem pedido da secretária municipal de saúde, Daniela Sallum, que esteve preocupada com equipamentos desses que o município tinha e que se estragaram com as quedas de energia elétrica na cidade. Sabe-se que os respiradores são essenciais para pacientes de Covid, facilitando o funcionamento do aparelho respiratório. 


Para recepcionar o deputado e os equipamentos de saúde, além do vereador Carlos Eduardo e de Daniela Sallum, estavam também a vereadora Heb Keller e vários servidores da saúde. O prefeito Naçoitan Leite, em razão de outro compromisso de viagem, justificou a ausência. Em nome dele, a secretária de saúde, Daniela Sallum, agradeceu ao deputado Karlos Cabral pelos respiradores. 


Com o deputado, veio também a senhora Evanildes Gomide, experiente em gestão na área de saúde pública e que atua na área dos consórcios intermunicipais de saúde, defendendo que esta prática é a melhor solução para suprir problemas na área. A gratidão da saúde pública de Iporá é também à senhora Evanildes Gomide, que contribuiu na parte burocrática para garantir a Iporá estes equipamentos. 


Em Iporá, ocorreu um dos muitos atos que tem como protagonista o deputado Karlos Cabral como agente na entrega de benefícios para a saúde. Em se tratando de respiradores, já são 52 aparelhos entregues. Essa Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde está dando a Karlos Cabral a oportunidade de servir a muitos municípios. 


Os respiradores que Iporá consegue são frutos de uma pesquisa da Universidade de São Paulo e Marinha do Brasil. São de baixo custo e estão chegando a todo Brasil. O ventilador pulmonar de baixo custo da Universidade de São Paulo (USP) alcançou nove estados brasileiros, que utilizam 300 equipamentos, um ano após o desenvolvimento do respirador pela Escola Politécnica (Poli).


Em condições normais, um projeto de ventilador leva de dois a três anos para ser desenvolvido, sem contar o tempo para aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).


Em Goiás, a Frente Parlamentarista de Apoio aos Consórcios está apostando alto na distribuição destes respiradores de baixo custo. Karlos Cabral disse aos iporaenses que é um prazer mais uma vez servir Iporá, agora na área de saúde. Ao todo, são 375 mil reais de recursos para Iporá, em diferentes áreas, que chegam por ações deste parlamentar. 


O vereador Carlos Eduardo, em sua fala, mostrou gratidão ao deputado e relembrou que a saúde pública em Iporá tem um histórico de conquistas. Relembrou uma UPA certa vez fechada, depois inaugurada e por fim, em funcionamento, obtendo mais equipamentos ao longo do tempo. “Assim tem sido a luta”, disse o vereador. 


O que achou dessa Notícia?
9 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente