Gordofobia é assunto de live preparada pelo IF Goiano para esta quinta-feira

18/05/2021
gordofobia18052021.jpg

O IF Goiano Campus Iporá está mobilizando a todos para participar neste dia 20 de maio (quinta feira), as 19h15, da live sobre padrões estéticos, gordofobia e saúde. O que se propõe é um olhar clínico para esta delicada questão.Nathalia Ferreira Camarço, graduada em educação física e nutrição, vai expor a questão em debate. 


Nos dias de hoje, a obesidade é considerada um problema de saúde pública, não apenas nacional, como também mundial, sendo uma grande preocupação para a Organização Mundial de Saúde (OMS).


É uma doença responsável por sérias repercussões psicossociais, assim como orgânicas, atingindo tanto indivíduos na infância, como na fase adulta. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/OMS, o excesso de peso afeta mais de 1 bilhão de adultos em todo o mundo e pelo menos 300 milhões são considerados obesos mórbidos.


O preconceito, que já provoca muito sofrimento em pessoas gordas, não atinge "apenas" a aparência. Nossa cultura cria estigmas que relacionam o excesso de peso com preguiça e desleixo.


O preconceito contra pessoas gordas tem relação com um padrão de beleza imposto socialmente, que envolve questões estruturais da nossa cultura. As cobranças sociais por padrões estéticos específicos faz uma parte da sociedade ver a gordura como algo negativo e jogar as pessoas, principalmente mulheres, em situações de risco. Entre elas, estão o estímulo às dietas malucas, algumas delas mais vulneráveis chegam a desenvolver distúrbios alimentares graves como bulimia e anorexia, segundo especialistas em nutrição.


É preciso falar, conscientizar as pessoas assim como outros tipos de preconceito, a gordofobia está presente no nosso dia dia, precisamos lutar bravamente para desconstruir mais esse preconceito. Tomar consciência é o primeiro passo para uma sociedade mais justa!


 Acesse o link: www.youtube.com/ifgoianocampusipora se inscreva em nosso canal, e não esqueça de ativar o sininho deste endereço no Youtube..



(Núcleo de Comunicação Social e Eventos)

O que achou dessa Notícia?
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente