Inaugurado em Jussara Centro de Equoterapia para atendimento regional

23/12/2018
centro-de-equoterapia-de-jussara-goias23122018.jpg

Atividade prática no Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara

Informa o site http://noticiasdejussara.blogspot.com que foi inaugurado na cidade de Jussara um centro de equoterapia.


É um importante espaço para saúde e com aptidão para atendimento da população regional.


São poucos no interior de Goiás os centros de equoterapia.


A notícia pode ser lida em sua originalidade em http://noticiasdejussara.blogspot.com/2018/12/inaugurado-o-centro-de-equoterapia-joao.html?m=1

Inaugurado o Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara pelo prefeito Wilson Santos, presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano e o presidente da Câmara Municipal, Wanderson Moreira, quinta-feira, 20/12.


O presidente da Faeg/Senar, José Mário, enalteceu as parcerias firmadas destacando que os tratamentos no CEJL é gratuíto e que irá propor o custeio pelo SUS. O presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano, se emocionou ao falar após presenciar depoimento de mãe da criança já tendida com progresso no tratamento no centro. O presidente da Câmara, Wanderson Moreira relatou ações importantes nas parcerias firmadas para a implantação do Centro de Equoterapia em Jussara.


Já o prefeito Wilson Santos enalteceu a atuação do presidente do Sindicato Rural, Orion Caetano, decisiva para a realização das adequações já existentes e construção da sede administrativa do CEJL. “Sem a atuação do Palito não teria sido possível a realização deste grande benefício para a população jussarense”. Wilson lembrou ainda a luta da vereadora idali Bontempo, responsável pela efetiva materialização de tudo com a apresentação do requerimento aprovado na Câmara.


O Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara é modelo, conta com uma das melhores estruturas em Goiás, está pronto para iniciar os atendimentos. Resultado de uma ampla parceria envolvendo a Prefeitura de Jussara, Sindicato Rural, Faeg/SENAR-GO e a Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. O funcionamento do Centro de Equoterapia seguirá padrões desenvolvidos pela Ande Brasil e SENAR-GO com profissionais e servidores da Prefeitura.


A vereadora Idali Bontempo foi autora do requerimento aprovado na Câmara Municipal por todos os vereadores, mas não pôde participar da inauguração por estar em tratamento de saúde em Goiânia. Sua filha Cíntia a representou fazendo a leitura de uma carta enviada: “Tenho orgulho por termos conseguido parcerias tão importantes, o Sindicato Rural, o Senar, a Prefeitura de Jussara, a comunidade e todos os demais que contribuíram para a concretização desse projeto,” disse na carta.


As terapeutas contratadas pela prefeitura de Jussara, Isabella Carolina de Souza (fisioterapeuta) e Tiara de Freitas de Souza (fonoaudióloga) foram capacitadas em curso oferecido pela Ande Brasil em Brasília. Outras prefeituras, a exemplo de Santa Fé de Goiás, podem firmar parcerias e deverão ceder servidores e profissionais, já que o centro atenderá pessoas da região.


O prefeito Wilson Santos tem na sua gestão a implantação deste importante projeto que uniu esforços numa parceria bem sucedida que marca história e é um avanço grandioso no tratamento de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, em Jussara e na região.


Durante a inauguração foram feitas demonstrações de atendimentos que serão feitos pelos profissionais que atuarão no CEJL. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. (Texto e fotos: Jornalista Nilson Almir/MTE-GO 3176).

O que achou dessa Notícia?
0 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.