Isolamento social em Iporá é considerado baixo, mostra O Popular

06/05/2020
multidao-e-coronavirus06052020.jpg

Reportagem do jornal O Popular do dia 04/05, que enfocou a prática de isolamento social citou várias cidades goianas com baixo índice, o que é perigoso para a transmissão do Coronavírus. Dentre estas cidades citadas pelo Popular como de isolamento social abaixo do recomendado, consta Iporá. Recentemente, esse índice de isolamento social em Iporá era em média de apenas 32%. No dia 30 de abril esse isolamento foi de apenas 24,1%. Esses índices são medidos com monitoramento da telefonia móvel, já que é possível observar quantos aparelhos estão em circulação pelas ruas das cidades.


Se por um lado o isolamento é pouco em Iporá, de outra parte há que se constatar que a adesão ao uso de máscaras é quase total. Certamente, até por isso, o iporaense encoraja-se de não ficar em casa e manter um ritmo de vida profissional quase que como antes da pandemia. Um Decreto municipal em Iporá, baixado pelo prefeito municipal, Naçoitan Leite (PSDB), foi generoso com os estabelecimentos empresariais, permitindo funcionamento mediante certas condições de conduta na relação entre donos de casas comerciais e clientes. O prefeito recebeu críticas por causa de seu relaxamento na forma como lida com a disseminação do vírus.


Para a reportagem do jornal O Popular Naçoitan Leite disse que aposta em fiscalização firme para que não haja muita mobilidade das pessoas pela cidade. A cidade de Iporá teve somente um caso de Coronavírus. E já foram 14 suspeitos, mas todos descartados. O que o prefeito Naçoitan Leite mais lamenta é a forma como aglomera-se muitas pessoas em lotéricas e bancos. Essa é a dificuldade maior, afirma ele. Nesta semana o prefeito fez interferência positiva em frente a Caixa, instalando tendas e bancos para o povo sentar, de forma dispersa, enquanto espera atendimento para receber o auxílio emergencial do Governo Federal.


Ainda sobre Isolamento social, outras cidades goianas com índice baixo são: Itumbiara, Jataí, Anápolis e Rio Verde. Todas estas cidades tem casos confirmados. Em Anápolis, por exemplo, são 48.

O que achou dessa Notícia?
11 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.