Ivolândia fez ontem aniversário com evento de atendimento na área de saúde

04/11/2019
ivolandia-goias-201905112019.jpg

Ivolândia, que se tornou município autônomo em 5 de novembro de 1.953, chegou ontem, nesta terça-feira, aos seus 66 anos. 


A forma que o prefeito Fábio Seabra encontrou de comemorar a data foi com atendimento na área de saúde.


Esteve acontecendo nesta terça-feira, 5, na sede do município o atendimento da Clínica Móvel do Dr. George Morais, marido da deputada federal Flávia Morais. Quem articulou pela ida a Ivolândia desta clínica móvel foi o empresário Erick Batista, liderança política do PDT naquele município.


Foram oferecidos gratuitamente ao público exames de abdômen inferior e superior (jejum 12 horas), Endovaginal, Obstétrica (com gravações de CD 4D com imagens do bebê), Próstata, Pélvica, Mama, Tireoide, Hérnia e Bolsa escrotal.


Além dos exames da clínica móvel, o prefeito Fábio Seabra colocou também a sua equipe de saúde em serviço, no atendimento ao público.


Sobre a cidade aniversariante


Por volta de 1939, em busca de ouro e diamantes, várias familias vindas da Bahia e de Minas Gerais, se instalaram à beira do Rio Claro e do Córrego Encanado. Nesses mananciais existiam grandes quantidades dos preciosos minérios. Em 1944, essas famílias se fixaram num altiplano, localizado entre Iporá e Cachoeira de Goiás, na cabeceira do Córrego Macaquinho, onde já existia uma estrada ligando os garimpos do Rio Claro à Anápolis e Goiânia.


O primeiro nome da localidade, foi Boa Vista, devido o lugar ser alto e a vista ser agradabilíssima.


No ano de 1948, a população unida, construiu a Igreja de Nossa Senhora D'Abadia, vindo esta ser a Padroeira da localidade. Em 1949 foi construída a primeira escola no povoado.


O topônimo Ivolândia é em homenagem ao Sr. Ivo Moreira Neves, um dos primeiros moradores e doador de 5 alqueires de terras para o Patrimônio.


Distrito com a denominação de Ivolândia (ex-povoado de Boa Vista), com terras do distrito de Aurilândia, pela Lei Municipal n.º 29, de 10-01-1952, subordinado ao município de Aurilândia.


Elevado à categoria de município com a denominação de Ivolândia, pela Lei Estadual n.º 861, de 05-11-1953, desmembrado de Aurilândia. Sede no atual distrito de Ivolândia (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.


Pela Lei Municipal n.º 36, de 16-04-1963 é criado o distrito de Campolândia e anexado ao município de Ivolândia.


Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Ivolândia e Campolândia.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

O que achou dessa Notícia?
6 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.