Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prédio do SAMU passa a ter o nome do médico Saulo de Tarso

Saulo: De marcante atuação na saúde em Iporá

Pelo Projeto de Lei 14/2022, de autoria da vereadora Heb Keller Fernandes de Oliveira, o prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Iporá passa a ter o nome do médico Saulo de Tarso

Mady Menezes, local onde ele atuou e que foi, inclusive, diretor.

O médico Saulo de Tarso foi muito querido em Iporá. Faleceu em 14 de maio do ano passado (2021). Em suas mais recentes sessões a Câmara aprovou o projeto de lei de homenagem ao saudoso profissional da saúde em Iporá.

Fica autorizado o Chefe do Poder Executivo Municipal, a denominar de SAMU Dr. Saulo de Tarso Mady Menezes, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, localizada na Avenida São Paulo s/n, Bairro Mato Grosso, no município de Iporá.

Justificativa da vereadora Heb Keller para a homenagem

Encaminho a Vossa Excelência, para apreciação por esta Augusta Casa de Leis, o Projeto de Lei n° xx/2022, que “Denomina como SAMU Dr. Saulo de Tarso Mady Menezes, a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, do município de Iporá/GO e dá outras providências.”

Esta é uma justa e merecida homenagem à memória de Doutor Saulo de Tarso Mady Menezes (02/02/1958 – 14/05/2021), que foi um dos grandes defensores da saúde pública em Iporá/GO. Com maestria, Dr. Saulo desempenhou um papel importantíssimo em vários hospitais e outras instituições da cidade, onde atuou.

Dr. Saulo esteve sempre à frente quando o assunto era o desenvolvimento e a melhoria da qualidade do serviço público de saúde do município. Foi responsável por grandes conquistas em nossa cidade, incluindo a criação do serviço de agendamento do Hospital Municipal de Iporá, a vinda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com a USA (Unidade de Serviço Avançado) e a implementação de uma própria Central de Regulação da Rede de Urgência e Emergência em Iporá.

Dr. Saulo sempre foi muito persistente em tudo o que fazia, sua trajetória na Medicina e no sistema público de saúde demonstrou a coragem de um homem que lutou pela cidade, acreditando nas pessoas e zelando também por elas.

Os desafios sempre existiram em sua vida, porém, ele venceu com determinação e garra. Na ocasião da vinda da USA para Iporá, haveria o aumento de despesas para a manutenção e sustento da unidade, mas isso não foi o suficiente para impedir que o sistema deixasse de funcionar. Nessa situação, Dr. Saulo sempre buscava alternativas para que a operacionalização dessa unidade não falhasse e oferecesse um suporte infraestrutural de qualidade e bom desempenho.

E não parou por aí! Quando ninguém acreditava na possibilidade de Iporá ter a sua própria Central de Regulação, ele acreditou e seguiu adiante com esse sonho. Entre os anos de 2004 e 2005, Dr. Saulo se juntou a outros colegas de profissão e começaram a arquitetar um plano de ação para conseguirem implementar em Iporá uma própria Central de Regulação da Rede de Urgência e Emergência. Até então, os atendimentos de urgência eram regulados na Cidade de Goiás, que fica a quase 200 km de distância de nossa cidade.

Em 2005, após uma luta árdua, Dr. Saulo juntamente com outros colegas conseguiram instituir a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no município de Iporá com sua própria Central de Regulação, que hoje atende vários outros municípios na região. Nesse mesmo ano foi nomeado Coordenador Geral da Regional SAMU 192 Oeste I/Oeste II, e, também, Coordenador Regional de Urgência, atuando até dezembro de 2012.

Em suas atuações como médico, foi integrante do Corpo Clínico do Hospital Evangélico de Iporá, atuou como Médico Legista de Classe Especial I da Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, foi Médico do Hospital Municipal de Iporá, desde a inauguração até o ano de 2012 e Diretor Geral do Hospital Municipal de Iporá entre 2005 e 2012.

Dr. Saulo, com um currículo louvável, tinha uma sede insaciável por conhecimento. Ao longo dos anos sempre buscou se aperfeiçoar, participando de congressos, simpósios, cursos e etc. Para ele, todo instante era um aprendizado! O nosso nobre amigo e médico faleceu no dia 14 de Maio de 2021, vítima de COVID-19. Hoje ele deixa um legado de perseverança, persistência, heroísmo e amor pela cidade de Iporá. Por isso, não podíamos deixar de prestar essa homenagem a esse grande homem, deixando o seu nome na base da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município de Iporá/GO, onde atuou com coragem e bravura, passando então a se chamar SAMU DR. SAULO DE TARSO MADY MENEZES.

Com estas razões, conto com a valiosa atenção e colaboração desta magnífica Casa de Leis para a aprovação do presente Projeto de Lei.

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças