Respiradores são distribuídos por Caiado. São Luís recebe. Iporá, não

05/07/2020
respirador-para-covid05072020.jpg

Mais uma boa notícia que traz alento e esperança aos goianos. Mas é benefício que não chega em bom número para a região Oeste de Goiás. São Luís de Montes Belos recebe o benefício. Iporá, não. Trata-se da distribuição de respiradores para o tratamento de Covid-19.

Para fortalecer o sistema público estadual de saúde, dando-lhe condições adequadas para a condução do enfrentamento da pandemia do coronavírus, o governador Ronaldo Caiado adquiriu mais 50 novos respiradores pulmonares mecânicos para tratamento de pacientes com Covid-19, que chegam ao Estado na noite deste domingo (05/07).


O Governo de Goiás investiu R$ 3 milhões na compra dos respiradores, comercializados pela Leistung Equipamentos Ltda a R$ 60 mil cada. Diante da atual realidade do mercado, o valor é bastante atrativo e garantiu a melhor aplicação dos recursos públicos. Depois que a empresa demonstrou interesse na venda, ao responder chamamento público do Estado, uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP) e da Gerência de Engenharia, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, foi enviada para a cidade de Jaraguá do Sul (SC) para conferir os equipamentos.


Nesta sexta-feira (3/7), a equipe chegou à cidade e confirmou que os respiradores estão em conformidade com as especificações técnicas necessárias ao tratamento da covid-19. Assim, a negociação foi concluída e o pagamento realizado pelo Governo de Goiás. Na manhã do sábado, a equipe goiana partiu de volta para o Estado, trazendo os equipamentos que irão fortalecer e ampliar a rede estadual de UTIs para Covid-19.


A aquisição dos respiradores é realizada pelo Comitê Intersecretarial, criado pelo governador Ronaldo Caiado para acompanhar processos de compra ou contratações no período de emergência em saúde pública. O grupo possui representantes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).


Comprometido com a regionalização da saúde e com a oferta de atendimento de qualidade a pacientes de todas as regiões do Estado, o governador Ronaldo Caiado não tem medido esforços para otimizar e ampliar o sistema. Equipar bem as unidades é apenas uma das frentes de atuação do governo que, paralelamente, vem avançando nestes propósitos com a estadualização de unidades de saúde.


Já foram repassados para a administração do Estado os hospitais de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal; Jataí, na região Sudoeste do Estado; de Itumbiara, no Sul; de São Luís de Montes Belos, na região Oeste; e o de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. São unidades que estão sendo equipadas e preparadas pelo Governo de Goiás para fazer o atendimento de casos mais graves da Covid-19.


Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação - Governo de Goiás

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.