Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

SMS faz levantamento de controle de vetores que prevene contra Dengue

A Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Controle de Vetores, realizou no município entre os dias 08 e 12 de janeiro de 2018 o 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa. O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que nos direciona nos Levantamentos Entomológicos e seus Indicadores. Dentro de uma semana temos o resultado da pesquisa e já podemos direcionar nossas ações para as localidades apontadas como críticas. Em relação ao controle do Aedes Aegypti, o LIRAa divide a cidade de Iporá em 09 Extratos, ou seja, em nove bairros onde iremos realizar o Levantamento por Amostragem. E através do LIRAa que temos o Índice de Infestação Predial – IP, ou seja, o número de imóveis positivos para Aedes. Assim como o Índice de Breteau – IB, que nos mostra os tipos de depósitos predominantes com Aedes Aegypti.

O Ministério da Saúde orienta que o Índice aceitável para se ter o controle de infestação por Aedes Aegypti e de uma possível epidemia seja ela de Dengue, Zika ou Chikungunya e de no máximo de 1.0% de Infestação Predial – IP. Ou seja 1% dos imóveis de nossa cidade.

Daí a importância de cada cidadão e cidadã de nosso município realmente se empenhar e se sensibilizar em fazer parte dessa luta diária contra o Aedes. Vivemos em Iporá um momento que requer atenção e todo cuidado quanto aos criadouros desse mosquito letal para nossa saúde e vida.

A mobilização contra o mosquito deve começar partindo de nossas casas, trabalhos, ambientes escolares, em nossas igrejas, associações de bairros e de moradores, bem como os demais seguimentos organizados da sociedade.

Neste 1º LIRAa realizado entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018, tivemos em Iporá um Índice de Infestação Predial – IP de 1,9%. E o Índice de Breteau – IB de 2,8%. Informamos que o nosso município se encontra classificado de acordo com o resultado do LIRAa em “MEDIO RISCO”. Mas fica o alerta pois o número das notificações de casos suspeitos por Dengue, Zika e Chikungunya estão gradativamente aumentando nestas duas primeiras semanas do ano. Já tivemos 02 óbitos em nosso município e isso muito nos entristece, pois poderia ocorrer em qualquer uma de nossas famílias.

As ações e estratégias de combate ao vetor Aedes Aegypti estão sendo desenvolvidas, direcionadas e intensificadas neste período crítico. Planejamentos que envolvem e contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Regional de Saúde Oeste I, Prefeitura Municipal de Iporá, Secretaria de Obras e Limpeza Pública, Secretaria Municipal da Saúde, Controle de Vetores, Vigilância Sanitária, Estratégias de Saúde da Família e demais departamentos intersetoriais.

Em Iporá neste período Chuvoso, mesmo com a intensificação das ações e orientações de combate ao aedes, temos encontrados um número intenso de depósitos com focos e larvas do mosquito nas residências, seja dentro ou fora do domicilio. Os depósitos predominantes neste LIRAa são os do Tipo: D2: lixos, recipientes plásticos, latas, garrafas, entulhos e sucatas e ferro velhos. Do Tipo: B: pequenos depósitos moveis; vasos e aparadores, pratinhos de plantas, todos os tipos de bebedouros, recipientes de degelo. Todos de fácil remoção e eliminação pelos moradores. E por fim os depósitos do Tipo: C: Depósitos Fixos; Tanques de Borracharias, Calhas, Lages, grelhas no chão, vasos sanitários, vasos de cemitério, piscinas e aquários.

LEVANTAMENTO DE INDICE RAPIDO DO AEDES AEGYPTI (LIRAa).

1° – LIRAa – 08 a 12 de JANEIRO 2018

INDICE INFESTAÇÃO PREDIAL (IIP): 1,9%

INDICE DE BRETEAU (IIB): 2,8%

MUNICÍPIO EM: MÉDIO RISCO

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL AEDES ALBOPICTUS (IIP): 0,4%

INDICE DE BRETEAU AEDES ALBOPICTUS (IIB): 0%

 

PE: 0 – POSITIVOS: %

 

POVOADO – INDICE INFESTAÇÃO PREDIAL (IIP): %

POVOADO – INDICE DE BRETEAU (IIB): %

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL AEDES ALBOPICTUS (IIP): 4%

INDICE DE BRETEAU AEDES ALBOPICTUS (IIB): 4%

POVOADO POSITIVO (Jacinópolis)

 

Iporaense não de chance para o mosquito nascer e tirar nossas vidas! Faça parte dessa luta e combata esse terrível vetor de doenças chamado Aedes Aegypti.

A sua participação na eliminação dos criadouros do mosquito é essencial e indispensável. Desde já agradecemos a participação de todos!

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos Canteiros Centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças