Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Unidade de Coleta e Transfusão de Iporá passa a produzir plaquetas

Moradores de Iporá e região agora também podem ajudar ainda mais pessoas, com o novo serviço

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Iporá, na região oeste do Estado, iniciou, em 11 de maio, a produção de plaquetas. Segundo a diretora-técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais. A UCT, que atende unidades de saúde públicas de 22 municípios da região (veja lista abaixo) passa a garantir, com a oferta desse serviço, mais agilidade no atendimento e redução de custos no transporte desse tipo de hemocomponente. 

“Temos investido fortemente na qualificação e adequação das unidades do interior, contratamos e treinamos novos profissionais e, agora, adequamos a unidade para a produção de plaqueta randômica, um ganho para a população de toda a região”, afirma Ana Cristina, que ressalta a importância do engajamento da comunidade junto à UCT de Iporá, com mais esse serviço. 

“Agora, por meio da doação de sangue, os moradores de Iporá também podem ajudar ainda mais pessoas, uma vez que as plaquetas são usadas no tratamento pacientes oncológicos e de doenças como dengue, Covid-19, além de acidentes e intervenções cirúrgicas.” Ainda segundo ela, para atender um único paciente com plaqueta randômica são necessários, em média, oito doadores, podendo chegar a 20 doadores em média, dependendo da complexidade.

Outro ponto importante e que deve ser ressaltado é o período de validade desse tipo de hemocomponente. “As plaquetas têm uma vida útil bem menor do que os demais hemocomponentes. Por isso, é muito importante que quem está apto para doação seja voluntário. Para se ter uma ideia, enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, no caso das plaquetas, esse prazo cai para cinco dias”, compara.

Agendamento

Desde maio de 2020, a UCT de Iporá oferece o serviço de agendamento das doações de sangue pela internet, no endereço agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone (64) 3603-7294. Ana Cristina destaca que o agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia de Covid-19. 

A Hemorrede Pública de Goiás ainda  adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para segurança dos doadores em suas unidades.

Quem pode doar

Ana Cristina reforça que, para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. 

A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. 

No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais vacinas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Onde doar

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Iporá fica na Avenida São Paulo, nº 3.351, Bairro Mato Grosso, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Os municípios também atendidos pela UCG de Iporá são Firminópolis, Bom Jardim de Goiás, Ivolândia, Amorinópolis, Miporá, Israelândia, Jaupaci, Diorama, Araguarças, Fazenda Nova, Arenópolis, Piranhas, Palestina de Goiás, Novo Brasil, Montes Claros de Goiás, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro, Baliza, Palminópolis, Adelândia, São Luiz de Montes Belos.

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças
doencas
Doenças: Decreto de Emergência por Dengue e alerta de Covid no Carnaval
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças
doencas
Doenças: Decreto de Emergência por Dengue e alerta de Covid no Carnaval