Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

CGE tem 2 embaixadoras em Iporá com missão de protagonismo social

Rosana Pitomba e Flávia Costa: Destacadas na ação da Controladoria Geral do Estado

A Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) chama a sociedade para que se aproxime da coisa pública, oferecendo oportunidade de curso e diplomação de pessoas, após estas se tornarem capazes de um protagonismo social. A cidade de Iporá não ficou de fora dessa sistemática. Duas iporaenses estão dentre um quadro de muitos goianos capazes de uma atuação social que crie canais entre o poder público e a comunidade.

Rosana Claudia dos Santos Goes (Rosana Pitomba) e Flávia Costa Martins Máximo (Flávia Máximo),  participaram do curso da Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás Embaixadores da Cidadania 2021, que  “Além da capacitação formal por cursos de educação a distância (EAD), o Embaixadores da Cidadania também tem o objetivo de aproximar o cidadão de sua comunidade e dos espaços de tomada de decisão. Isso é feito por meio do fomento de ações práticas de cidadania que possibilitem aos participantes assumir uma postura de protagonismo na sociedade, com a criação de projetos sociais inovadores que pretendam resolver um problema público de forma compartilhada com a comunidade, governo e demais atores possivelmente envolvidos.”.  

No dia 11/08/2021, às 19 horas, por meio da plataforma Zoom, a formatura da edição 2021 do projeto Embaixadores da Cidadania. Coordenado e executado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), esta edição do projeto contou com a participação de cidadãos de 105 municípios goianos, 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ainda de países de língua portuguesa como Cabo Verde, Timor Leste, Angola e Guiné Bissau. O evento contou com a presença do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e do subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã, Diego Ramalho Freitas., o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. Entre os parceiros, a formatura contou com a presença do professor da Universidade de Cabo Verde, João Paulo Madeira. Após a abertura do evento, a gerente de Controle Social da CGE, Marjorie Lynn, abordou os eventos realizados ao longo da edição 2021 dos Embaixadores, bem como os resultados alcançados. Divulgou as “top turmas”, ou seja, a três turmas com maior participação nas atividades semanais e, por fim, a premiação dos dez melhores projetos de desafio social apresentados, que dividirão uma premiação de R$ 5 mil, patrocinada pelo Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás (SindGestor), a iporaense Flávia Costa Martins Máximo ficou 10º lugar no desafio impacto social como projeto: Tenda Cidadã nos Bairros.

Além de 500 vagas destinadas aos goianos, outras 100 vagas foram abertas para moradores dos demais estados do Brasil e, como novidade, participantes de outros países de língua portuguesa. Ao longo do desenvolvimento das etapas do projeto, foram realizados seis encontros, que totalizaram 1992 participações em aulas, rodas de conversa, oficinas preparatórias e esclarecimento de dúvidas, especialmente quanto à formulação do desafio de impacto social.

Conseguiram chegar à fase final do projeto, com a apresentação dos desafios, 160 participantes, sendo 17 deles internacionais (Cabo Verde e Timor Leste). A proposta do projeto é capacitar pessoas em temas referentes à cidadania e à participação cidadã. Os projetos apresentados trataram dos seguintes temas: cidadania (62); participação social (61); valores éticos (19); combate à corrupção (13) e educação fiscal (5). 

http://www.controladoria.go.gov.br/noticias/15660-evento-celebra-formatura-dos-embaixadores-da-cidadania-%E2%80%93-edi%C3%A7%C3%A3o-2021.html

https://www.youtube.com/watch?v=3kr06UX1310

A Embaixadora da cidadania Rosana Pitomba ,nascida em Iporá-GO em 04/06/1969, filha de Joaquim Pereira  dos Santos e Roselita Maria dos Santos,  sempre atuante  na politicas publicas nas comunidades  Águas Claras, Setor Serrinha, Novo Horizonte III, e atuante e participa do Controle Social, ´projeto do Ministério público de  combate a corrupção. Ela é de religião Católica e serve na comunidade Santo Antônio Urbano e na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora, no grupo de Louvor Evangelizar. No final do curso a iporaense Rosana Pitomba, apresentou na formulação do desfio de impacto social o projeto a Urna da Cidadania, que em breve em parceria com outros cidadãos estará sendo executado.

A Embaixadora da Cidadania Flávia Costa Martins Máximo, nascida em Iporá-GO em 02/05/1980, filha de José Martins Rosa e Marli Costa Martins, bacharel em direito e atuando na assessoria e despachante previdenciária,  sempre atuante  na politicas publicas de nossa cidade. Ela é de religião Católica e serve na comunidade São Francisco de Assis- Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora como catequist., No Final do curso a iporaense Flávia Máximo, apresentou na formulação do desafio de impacto social o projeto a Tenda do Cidadão nos Bairros,   o qual foi premiado ficando em 10º lugar no Top 10.

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos