Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Em sua cidade natal, Vanderlan participa de Encontro de Muladeiros

Prefeita de Doverlândia, Genilva Kátia, com o senador Vanderlan Cardoso, em Iporá

Senador visitou barracas do Parque de Exposições acompanhado do prefeito Naçoitan e lideranças

Considerado um dos maiores eventos de muares do mundo, a 14ª edição do Encontro de Muladeiros de Iporá, contou com a presença do senador Vanderlan Cardoso na noite desta quarta, 20. Após participar da entrega de títulos definitivos de terra com o presidente Jair Bolsonaro em Rio Verde, Vanderlan se dirigiu a sua cidade natal, Iporá, onde foi recebido pelo prefeito Naiçotan Leite e o presidente da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (AMOG) Davi Melo. 

O senador parabenizou a Amog pela organização e grande participação popular. “A festa voltou com força total após a pandemia. Eu já estava com saudade dessa movimentação. O presidente Davi acabou de fazer um convite ao presidente Jair Bolsonaro para estar presente presidente na festa do ano que vem, já reeleito”, destacou. O presidente da Amog, Davi Melo lembrou que o encontro é o maior evento de muares do mundo. “É um encontro que reúne várias culturas. Temos aqui a participação de 17 estados e dois países. Os espaços estão totalmente lotados e estamos nos esforçando para acolher todos os expositores”, comemorou. 

“Eu não poderia deixar de comparecer a essa festa tão bonita na cidade que nasci e cresci até a minha adolescência, e na qual tenho minhas raízes e familiares”, justificou o senador. Ele adiantou que não vai demorar voltar à cidade para inaugurar a instalação de um tomógrafo computadorizado, adquirido por meio de suas emendas parlamentares. “O prefeito Naçoitan Leite já está instalando o equipamento, que vai atender toda a região a exemplo da usina de oxigênio que ele instalou na época crítica da pandemia”, informou o senador. 

“O senador que é filho de Iporá se sente muito mais em casa do que qualquer outro visitante. É sempre uma honra para Iporá receber o nosso senador da República que trouxe inúmeros benefícios ao nosso município em seu mandato”, disse o prefeito. Além de Naçoitan, o senador foi também recepcionado pela prefeita Genilva Katia, de Doverlândia e os prefeitos Zé Wilson, Moiporá; Laerte Dourado, Jaupaci; Delmiro Cano, Arenópolis; Murilo César, Córrego do Ouro e Eduardo Talvani, Palestina de Goiás, todos da região Oeste de Goiás. Eles agradeceram a entrega de recursos e equipamento por parte do senador. 

Com emendas do senador Vanderlan,  UFG e Codevasf vão iniciar projeto de repovoamento de rios. Trabalho começa no Oeste Goiano

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba, São Francisco (Codevasf), o senador tem trabalhado com Arranjos Produtivos Locais (APL´s) do mel, do leite, queijos, doces, frutas, piscicultura e outras áreas. O senador tem destinado recursos para a aquisição de tratores e implementos para assentamentos da região e kits de apicultura, para a produção de mel e piscicultura, para a criação de peixes. “Essa região é grande produtora de frutas, mel e tem as águas com a temperatura mais apropriada para a produção de peixes”, diz o senador. Os produtores beneficiados pelas emendas, fazem parte da agricultura familiar e assentamento e recebem da Codevasf assistência técnica de seus engenheiros e zootecnistas. 

As ações da Codevasf não se resumem geração de emprego e renda, mas também a preservação do meio ambiente, como repovoamento de rios.  Presente na Festa dos Muladeiros, o superintendente regional da Codevasf, Abelardo Vaz, apresentou ao senador a equipe que começou a trabalhar em Goiás para o repovoamento dos rios goianos com peixe (alevinos). O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Codevasf, com apoio do senador Vanderlan e vai começar a partir do Oeste Goiano.  A previsão é que em um ano, os primeiros alevinos sejam soltos para repovoamento.

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
WhatsApp-Image-2024-03-30-at-06.53
ONG coleta dinheiro em vaquinha para concluir canil
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
WhatsApp-Image-2024-03-30-at-06.53
ONG coleta dinheiro em vaquinha para concluir canil
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial