Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Mulheres caiaponienses que se destacam foram homenageadas em evento

Vereadora Iara ao receber homenagem. Aqui, entre a secretária da vigilância epidemiológica, Silvinha Custódio e Cristiane, técnica em enfermagem

Dentro de um evento de ação social que a gestão municipal de Caiapônia organizou e que foi realizado na tarde do dia 8 de março, no Lago dos Buritis, abriu-se um espaço para homenagem a mulheres caiaponienses que destacam em suas áreas de atuações. O tema do instante de homenagem foi “Lugar de mulher é onde ela quiser”.

Foram homenageadas a vereadora Iara Dalila Tavares Duarte Medeiros, a Iara da Saúde, única representante das mulheres na atual legislatura; Mônia Gonçalves (usuária do Suas – Sistema Único de Assistência Social e que é mulher guerreira que luta pelos direitos do seu filho especial: Osmar Filho); Onilda Domingues (Dona Pituta, que é educadora e conselheira tutelar), Dona Ivone (esposa do finado Joaquim Franco e de família tradicional de Caiapônia), Dona Sebastiana (religiosa e uma das pioneiras da congada), Irene Abreu (professora aposentada), Dra. Patrícia Rezende (médica), Sacha Gualberto (enfermeira e esteticista), Rosane Vilela (atual primeira dama) e Carmem Lúcia (ex-primeira dama, ex-vereadora e atual vice-prefeita).

A vereadora Iara da Saúde, durante o evento, falou sobre sua carreira profissional, homenageou as mulheres pela data e agradeceu ao gesto da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Texto sobre uma das homenageadas: Iara da Saúde

Iara Dalila, mesmo tão jovem é vista pela comunidade de Caiapônia, como um exemplo de mulher, tem uma história de muita luta, garra, determinação, superação, força e de uma fé inabalável, levando com você algumas frases que marcaram sua trajetória pessoal , profissional e política : “ Uma Mulher de salto é poderosa , mas uma Mulher de joelhos é invencível…”, ” Dizem que Mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda…” e “ Lugar de Mulher, é onde ela quiser…”

Iara Dalila Tavares Duarte Medeiros, nasceu em Caiapônia-Go, no dia 27 de março de 1985, filha de Lourival José Duarte e Claudete Tavares de Faria Duarte, porém após a separação dos seus pais, aos 4 anos de idade, Iara Dalila e seus irmãos Igor Thiago (6) e Izana Cristina (2) foram morar com seus avós paternos: Antônio Pereira Duarte e Maria José da Mata (proprietários da antiga Mercearia “Toim da Dedé”).

Casada há 10 anos, com o advogado Rayner Carvalho Medeiros, mãe de dois filhos: Maria Eduarda (8) e José Eduardo (4), Católica praticante, Catequista, Enfermeira especialista em Saúde Pública, Saúde da Mulher, Oncologia ginecológica, Enfermeira de Urgência /Emergência/ Traumas e Socorrista do SAMU 192, Enfermeira Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Pesquisadora Cientifica em Oncologia, Mestranda em Enfermagem e Política (Estando Vereadora Por Caiapônia: 2017-2020).

(1990-1995) Aluna da Escola Municipal Geuza Costa Abreu (Ensino fundamental)
(1996-2002) Aluna do Colégio Estadual Nossa Senhora do Montesserrate (Ensino Médio)
(2001-2002) Conciliava os estudos com o seu primeiro emprego , era vendedora na tradicional loja de roupas de Caiapônia-Go: LL Modas.
(2002) Aos 17 anos, Iara Dalila, foi aprovada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para o curso de enfermagem, foram 5 anos dentro de uma universidade, estudando dia e noite, enfrentando muitos desafios, abdicando de muitas coisas, longe da sua família, e enfrentando muitos desafios, muitos obstáculos, mas com muita fé em Deus, ela venceu todos eles.
(2006) Trabalhou como bolsista na Ginecologia e Obstetrícia/ Maternidade do Hospital das Clinicas de Goiás.
(2007) Concluiu o curso de Enfermagem e iniciou sua carreira profissional na Oncologia/ Quimioterapia do Hospital das Clínicas de Goiás.
(2008) Aprovada para o concurso público no município de Caiapônia-Go, na vaga de enfermeira.
(2008-2012) Assumiu o cargo de enfermeira coordenadora da Unidade Saúde da Família Eliezer Moreira Santos “Narciso Vilela” , (2009-2010) assumiu a coordenação do programa Saúde da Mulher.
(2009) Tornou –se especialista em enfermagem.
(2010-2011) Professora na 1° Turma do Curso Técnico de Enfermagem , na na UniRV – Universidade de Rio Verde- Campus Caiapônia.
(2012) – Coordenou a Atenção Básica de Saúde do Município de Caiapônia-Go.
(2013)- Recebeu o convite do prefeito Argemiro Rodrigues, para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Saúde de Caiapônia.
(2013-2016) Esteve Secretária Municipal de Saúde no município de Caiapônia, honrou com muito esforço e competência o cargo, trabalhando de forma humana, com amor, dedicação, dignidade, responsabilidade, tratando todos com respeito e humildade, conseguiu cumprir o seu dever frente a Saúde de Caiapônia.
(2016)- Lançou seu nome como candidata a vereadora pelo partido Solidariedade (SD), sendo eleita em terceiro lugar, com 573 votos.
(2016)- Aprovada para o mestrado em Enfermagem.
(2016) Iniciou a pesquisa científica sobre a Saúde da Mulher , no INCA(Instituto Nacional do Câncer-RJ), com a publicação do artigo cientifico “ Saúde Mental e Qualidade de Vida de Mulheres Com Mastectomia”, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
(2017) Publicou seus artigos e pesquisas científicas sobre câncer de mama e câncer de colo uterino no Congresso Internacional de Câncer, na cidade de Porto Alegre-RS.
(2017-2018) Enfermeira Socorrista do SAMU de Caiapônia-Go, e estudante da PUC/Ceen, no curso de Especialização: Urgência e Emergência com Transporte Aéreo.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens