Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Reuniões de família expressam sentimentos e tradições, afirma Arnon

Em um olhar social para Iporá, a reportagem do Oeste Goiano, nesta tarde de sábado, 22, passou pela FESTA DA FAMÍLIA BERNARDES FERREIRA, que estava sendo realizada no Recanto das Emílias, no Setor Novo Horizonte, em Iporá. A festa teve continuidade no domingo…

Eram dezenas de familiares de diferentes gerações, em clima de muita alegria, a cumprir uma programação para dois dias. A reportagem falou com alguns deles. Dentre estes, fizemos contato com Arnon Geraldo Ferreira, que embora seja de jovem geração, é entusiasta com relação aos tronco antigos da família. Segundo ele, se orgulha de fazer parte de uma família que tem história que vem da década de 20 nesta região e que sempre cultivou o entusiasmo e a união. “Reuniões de família expressam sentimentos e tradições”, afirma Arnon.

A história dos Ferreira Bernardes está sendo preparada para ser inserida no livro “A Formação da Sociedade Iporaense”, de autoria de Valdeci Marques. O texto que está sendo trabalhado para o livro, por enquanto, está assim. (Pode surgir correção).

Joaquim Ferreira Bernardes e Prudenciana Maria Bueno foram pioneiríssimos nesta região, pois chegaram na década de 20, vindos da região de Torres do Rio Bonito (Caiapônia). Primeiramente, se estabeleceram nas margens do córrego Santo Antônio, proximidades do Córrego da Júlia e, depois, em definitivo, compraram de Lázaro Vieira, um direito de posse de cem alqueires na região do Jacaré. Ainda era época de conflito com índios e animais selvagens. O fazendeiro Joaquim Ferreira Bernardes, que era homem calado e trabalhador, morreu com 68 anos, ficando a viúva Prudenciana que foi mulher de vida longa e de muita lida, que trabalhava até na lavoura e era exigente, dedicada a família e impunha respeito. Ao se estabelecer na região, com o casal Joaquim e Prudenciana vieram os filhos, noras e genros, todos morando juntos, como se fosse uma agrovila. A grande família era exemplo de muita união e trabalho, dentro dessa fazenda de cem alqueires, uma extensão de terras que logo ficou pequena para tanta gente dela sobreviver. Contam os descendentes que o senhor Joaquim procurou o fazendeiro vizinho, senhor Lázaro Vieira, para adquirir o direito de mais duzentos alqueires de terras, mas este negou a venda. Com isso, ele anunciou que ia ocupar terras que o vizinho não usava em um pé de serra, o que foi feito para plantio de lavoura. Quando Lázaro Vieira soube da invasão, mandou um portador ao local e acabaram selando uma venda que foi na condição de quatro bois carreiros em troca da área que era de mais ou menos duzentos alqueires. Ninguém tinha escritura, contam os descendentes. O que valia era a ocupação da terra, que dava um direito de posse. A grande família prosperou com muita fartura, com gado solto e muita colheita de cereais, no uso de carro de bois e engenho de cana. Foram dez os filhos de Joaquim Ferreira Bernardes e Prudenciana, quase todos de sobrenome Ferreira Bernardes: João (que se casou com Ana de Oliveira e que, dentre seus filhos, teve o Joaquim Ferreira Bernardes que foi vereador em Iporá), Clareana (que se casou com Alzira), Domingos (que se casou com Augusta e que ficou viúvo e, depois se casou com Diomar), José (que se casou com Clotildes e que depois ficou viúvo e se casou com Elizete), Abadio (que morreu solteiro), Ana (que se casou com José Antônio da Silva), Maria Rosa (que se casou com Josino Miguel), Severiana (que se casou com Ananias), Sebastião (que se casou com José Miguel) e Marulina (que se casou com Joaquim Inácio da Silva). Essa grande família ficou unida na mesma fazenda por muito tempo, com lavouras e com cada filho tendo a sua marca em gado solto por aquele sertão. Só muito depois eles foram se distanciando, estando muitos descendentes atualmente presentes na sociedade iporaense.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

auto-posto-goianao
Auto Posto Goianão será inaugurado nesta quarta com descontos
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
auto-posto-goianao
Auto Posto Goianão será inaugurado nesta quarta com descontos
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático