JUSSARA: II Semana Interdisciplinar

27/05/2019

A II Semana interdisciplinar: gestão pedagógica e prática docente dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia do Câmpus Jussara será realizada nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2019. O foco do evento é colocar na ordem do dia o debate sobre Gestão Pedagógica, no campo macro, como nos sistemas de ensino, e no campo micro, ou seja, as influencias na prática docente em sala de aula. Esta instituição de ensino superior compreende que o ensino é a peça chave de sua atuação, em conjunto com a pesquisa e a extensão. Consoante às discussões sobre Gestão Pedagógica, que alicerçará o evento deste referido campus, buscar-se-à um diálogo na área de formação específica, contemplando também a temática da inclusão, tendo em vista serem cursos de Licenciaturas voltados para Educação Básica em primeira instância. A defesa que se faz é que o ensino se torna mais eficiente quando os assuntos estudados fazem sentido para o aluno, fazendo com que ele o considere necessário e indispensável para seu futuro. O tema gestão pedagógica é amplo, necessário ser compreendido, pois apresenta-se como a coluna vertebral do processo educativo, daí sua importância na formação do futuro professor.


A Universidade não é uma instituição de ensino isolada, pelo contrário, é a instituição que põe em prática, em ação, toda a filosofia de uma sociedade em determinado contexto. A visão de homem, cultura, evolução científica e tecnológica, humanização e relações interpessoais norteiam as decisões e a estrutura do sistema educacional.


O tema Gestão Pedagógica tem inquietado estudantes da área da educação, pois direto ou indiretamente o trabalho na educação é afetado por qualquer decisão nos diversos níveis de gestão. Não há neutralidade nas ideias, concepções e práticas, por ser o foco da formação do cidadão. Nesta concepção elaboramos o referido evento, contendo palestra, mesa redonda e minicursos. A formação e atuação do profissional da educação envolvendo as práticas pedagógicas e de ensino, de forma interdisciplinar interferem no produto final da universidade que é a produção do conhecimento e sua disseminação, de forma que toda a sociedade possa dele usufruir através de membros permanentes e egressos.


A expectativa é a de que esse público seja heterogêneo e que envolvam acadêmicos da graduação e pós-graduação do Câmpus, estudiosos de outras unidades da federação, e de forma concreta o estado de Goiás, especialmente cidades goianas.

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