JUSSARA: Inaugurado Cejusc na Comarca

08/03/2019

A comarca de Jussara recebeu, nesta sexta-feira (18), seu primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Esta é a 73ª unidade instalada em Goiás e a 23ª inaugurada na administração do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, representado no ato pela coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (na foto, ao centro).


O juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cordeiro (à direita, na foto acima), gerente de Conciliação e Medição, em nome da juíza substituta em segundo grau Doraci Lamar Rosa da Silva, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, falou da importância do Cejusc na disseminação da cultura do diálogo. “O Cejusc possibilitará a maior efetividade da prestação jurisdicional buscando disseminar a cultura da conciliação por intermédio de práticas voltadas a esse propósito, visando maior celeridade na pacificação dos conflitos”, disse.


O diretor do Foro local, juiz Volnei Silva Fraissat (na foto, ao centro), destacou a preocupação por parte do Poder Judiciário acerca do tratamento dos métodos de solução de conflitos como política pública, que já ocorre desde meados dos anos 90. “Essa postura deu-se não só pelo fato de que a percepção da sociedade era a de que o Judiciário não estava cumprindo a contento o seu papel, como também no sentido de que adoção e o aprimoramento de métodos autocompositivos também fazem parte de sua missão como agente de pacificação social”, destacou o magistrado.


A criação do Cejusc na comarca de Jussara é, para Volnei Silva Fraissat, “uma grande realização profissional como titular da Vara Judicial há quase quatro anos”. “Que signifique o início de uma gradual e contínua mudança de postura não só para os operadores do Direito, mas da sociedade em geral”, enfatizou.


O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Wilson da Silva Santos, e do presidente do Legislativo local, vereador Francisco Rebouças Neto. Também participaram do evento o juiz de Jussara, Joviano Carneiro Netto, titular do Juizado Especial Cível e Criminal; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Região, Clayton César da Silva, e a diretora da Faculdade de Jussara, Leila de Fátima Lopes, entre outras autoridades, servidores da comarca e moradores da cidade. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

O que achou dessa Notícia?
0 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.