Opinião

Destine até 6% do valor devido ao Imposto de Renda ao FMDCA

Marcos Boechat Lopes Filho
12/04/2018

Lembre-se que você pode destinar até 6% do valor devido ao Imposto de Renda para fundos municipais dos direitos da criança e do adolescente. Essa é uma boa ação e cujo recurso assiste a pessoas da comunidade que são necessitadas.


É muito simples. Ao final da declaração clique na guia “Resumo da Declaração” depois em “Doações Diretamente na Declaração - ECA”. Então, clique no botão “novo” para cadastrar uma doação. Escolha o tipo de fundo “municipal” e aparecerão as opções de UF (estado) e município. Dai basta escolher o valor desejado para a doação. Note que à direita da tela o sistema já calcula o valor máximo de doação.

 

Você pode fazer mais de uma doação, desde que somadas não ultrapassem o limite máximo. Mesmo quem tem direito à restituição pode fazer a doação. Nesse caso, a Receita Federal repassar parte do valor do seu Imposto de Renda já pago para os fundos municipais.

 

Importante que, aqueles que tenham saldo de imposto a pagar devem imprimir um DARF para o imposto e outro específico para cada doação. Na guia intitulada “imprimir” você verá as opções correspondentes. Daí, basta imprimir os DARF’s e pagar normalmente. Se você escolher a opção de débito automático para pagar o imposto, lembre-se de imprimir o DARF da doação e pagá-lo no banco separadamente.

 

Sugiro que escolham os municípios de Israelandia/GO e/ou Jaupaci/GO, onde este dinheiro poderá ser empregado em campanhas de combate às drogas e à exploração sexual infanto-juvenil.

Marcos Boechat Lopes Filho

Marcos Boechat Lopes Filho é Juiz de Direito na Comarca de Israelândia

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!