Opinião

Convidamos para que façam um curso sobre parto humanizado

Poliana Macedo
08/01/2018

Neste mês de fevereiro, dias 16, 17 e 18, teremos em Iporá o Curso de Formação e Capacitação de Doulas. Trata-se de parto humanizado, algo importante e que precisa ser difundido. Doula é uma contribuição efetiva à humanização da assistência ao parto e ao empoderamento feminino e sobre a diminuição dos partos cesarianos.

 

A palavra DOULA, em grego, significa aquela que serve outra mulher, refere-Se à acompanhante de parto, especialmente treinada para oferecer apoio contínuo físico e emocional a parturiente e a seu parceiro durante o trabalho de parto e o parto, trazendo-lhes segurança e tranquilidade.

 

A DOULA não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente e muito menos o obstetra. Em seu trabalho utiliza técnicas de respiração, relaxamento, massagem e métodos não farmacológicos de alívio a dor. Vários estudos científicos mostram os resultados deste apoio contínuo, entre eles, reduzir o número de cesarianas desnecessárias, a duração do trabalho de parto, aumento na satisfação da mulher em relação ao parto eco uso de analgesia. Sendo uma assistência de qualidade, capaz de mudar nossos indicadores de assistência ao parto.

 

DOULA é uma mulher preparada para apoiar a gestante, esclarecendo suas dúvidas sobre o processo que seu corpo vivência durante a gravidez. Poderá orientar a mulher e ensinar técnicas e exercícios que podem ajudar o bebê a nascer. Estará a seu lado encorajando o parto normal e apoiando o aleitamento materno. Será ainda uma auxiliar nos primeiros cuidados com o bebê.

 

Teremos no curso deste mês de fevereiro, Ricardo Jones, que é obstetra e homeopata, escritor e palestrante no Brasil e no exterior, tendo proferido palestras sobre parto humanizado em países como Estados Unidos, México, Portugal, Inglaterra, Bulgária, Escócia e em dezenas de cidades brasileiras. Publicou os livros "Memórias do Homem de Vidro" e "Entre as Orelhas".

 

Estará conosco Lúcia Caldeyro Stajano. Doula, Pedagoga, que é terapeuta corporal, Psicodramatista, Educadora Perinatal Capacitada e com curso de Doula Trainer pela DONA, Doulas of North America. Dedicou sua vida ,no Brasil e em Portugal, à formaçāo de mais de 2000 Doulas autónomas e voluntárias. Junto a Escola de Doulas ANDO/Campinas e em parcerias com o Ministério da Saúde e diversas Secretarias Municipais e Estaduais desde 2003 até a presence data. Māe de 4 filhos nascidos de parto natural hospitalar.

 

Participa do curso como palestrante, Neusa Berlese Oliveira Jones, que é enfermeira obstétrica formada pela UFRGS. É professora convidada no curso de especializaçao em Enfermagem Obstetrica na Escola de Saude Publica. Participa de Equipe de preparaçao para o parto e atenção ao parto humanizado. É facilitadora de cursos de Doulas desde 2004.

 

Por todas estas razões, convidamos para esse curso teórico, prático e vivencial, com entrega de certificado. Entrem em contato: 64 9 9996-0775 (Poliana) e 9 9967-2686 (Alvina). Ambos os contatos são whatsapp.

Poliana Macedo

Poliana Macedo é enfermeira obstetra, com graduação pela UFMT, pós graduação em obstetrícia pela UFG/UFMG, pós graduação em obstetrícia pela PUC/GO. Trabalha com parto humanizado, aleitamento materno e rodas de gestantes e de pós parto para orientações baseadas nas evidências científicas mais recentes. Trabalha no Hospital Municipal de Iporá e no ESPAÇO MATERNAR. Ativista da humanização do parto e nascimento. Acredita na frase de um médico obstetra francês que diz "QUE PARA MUDAR O MUNDO PRIMEIRO HÁ QUE SE MUDAR A FORMA DE NASCER".

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
10 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!