Opinião

Dia Internacional do Meio Ambiente e Dia Nacional da Ecologia

Oivlis Morbeck Barros
04/06/2013

Dia 5 de junho comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Ecologia, mas há motivos para comemorar esta data?

 

Desde o início das primeiras civilizações o ser humano vem destruindo o meio ambiente impiedosamente, sem compaixão, persistindo neste comportamento até os dias de hoje.

 

No Brasil, o bioma Cerrado, segundo maior bioma da América do Sul, vem enfrentando um grande processo de desmatamento e destruição de suas florestas, a despeito de expansão agrícola e pecuária. Do total da área do Cerrado pouco mais de 3% de sua área original encontra-se protegida.

 

O desmatamento continuado e incêndios do segundo maior bioma da América do Sul cresce em ritmo acelerado, sem observar a riqueza da biodiversidade e degradando rios importantes que nascem dentro dele e percorrem estados das cinco regiões do país, alimentando culturas agrícolas, cidades e hidrelétricas.

 

Para agravar, o Cerrado não é protegido pela Constituição Federal de 1988 (art. 225, § 4º). Existe Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 114/95, de proteção do Cerrado e Caatinga, que está parado no Congresso Nacional, no que devemos como cidadãos escolher e cobrar dos legisladores aprovação da PEC supramencionada.

 

A despeito deste quadro de destruição supramencionado e falta de proteção constitucional devemos pensar e agir diferente, precisamos mudar nossa forma de agir e principalmente interagir no meio em que vivemos, no nosso lar, na nossa casa, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso planeta (reciclando, reaproveitando, renovando, recuperando, reutilizando, racionalizando o consumo, revendo nosso comportamento), antes que seja tarde.

 

Necessitamos permanecer firmes na fé e esperança de um mundo melhor para nós e nossos filhos, para que possamos num futuro próximo comemorar esta data, pois os recursos naturais são finitos e o Planeta Terra é só um.

Oivlis Morbeck Barros

OÍVLIS ÁLDRIN CHARLES MORBECK BARROS DE SOUZA

Bacharel em Direito
Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo
Pós-Graduado em Responsabilidade Social e Ambiental
Serventuário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - Comarca de Iporá
Coordenador da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
132 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!