Opinião

O contador e suas funções junto à sociedade

Arnon Geraldo Ferreira
07/10/2019


No dia 22 de setembro foi comemorado o dia do CONTADOR, me orgulho muito de ter iniciado em 1988 - no colégio Elias Gomes da Rocha, o saudoso curso de Técnico em Contabilidade, por vontade e por não ter adaptado ao Curso Cientifico e deixando de ir pra Rio Verde cursar Técnico Agrícola.


Cursei de 1988 a junho de 1990 e me transferindo para Goiânia, quando conclui o curso, digo que aprendi muito e passei a gostar da área da contabilidade o que me fez seguir em frente 2008 conclui o curso de Ciências Contábeis.


Após estudar tanto a nível técnico e graduação, percebi e ainda percebo a grande área de atuação que um Contador pode ocupar junto a sociedade, não ficando apenas no campo de um mero escriturador de notas e confeccionador de guias gerando a sensação para o cliente de um criador apenas de despesas para a empresa ou outras atividades.


Atualmente com a era digital o Contador com o auxilio de um bom programa de contabilidade e gestão podemos mudar essa situação de expectador a coadjuvante das ações que irá gerar resultado positivo para as Empresas, Produtores rurais, Associações, Igrejas e até mesmo no auxilio da administração publica já que toda a vida financeira passa por suas mãos através dos programas de contabilidade e gestão.


Temos no Brasil 518.015 profissionais entre Contadores e técnicos, mas em curto espaço de tempo ficaram apenas os Contadores, pois não existe mais os cursos técnicos e não há a possibilidade do registro junto aos conselhos Regionais de Contabilidade.


Estamos em momento muito importante na sociedade onde se faz necessário cada vez mais a presença desse profissional nas tomadas de decisões para a apuração de resultado que gerará lucros e divisas quer seja para o setor Publico ou Privado.


Vejo a exemplo das leis de incentivos a Cultura – Esporte e Criança e adolescente, através da doação de parte que iria para o governo federal e depois repassado de volta para o poder municipal o Contador pode orientar o seu cliente a encurtar esse caminho fazendo essa doação diretamente aos conselhos e com isso diminuindo o tempo de espera para aplicação desse recurso e conseqüentemente aumentado o valor arrecado pelos Conselhos, pois se bem orientado o cliente não terá duvida em mudar a destinação desse imposto.


Outra área de atuação que o contador pode fazer sua participação ativa na sociedade é com relação aos portadores de necessidades especiais - PNE, orientado na elaboração da documentação para que os mesmo possam obter o desconto e as isenções que é concedido para a aquisição de veículos e outros bens permitidos em lei e que muitos desconhecem por não existir uma política publica de acesso a esses benefícios.


Quando agimos em defesa da classe contábil e da sociedade fazemos por amar essa profissão da qual devemos orgulhar muito de participar e em qualquer área que atuamos temos problemas e dificuldades, mas digo sou CONTADOR, por amor e não somente pela remuneração que ela me proporciona.


Finalizo parabenizando todos os meus colegas Contadores do oeste goiano em nome de todos os demais.

Arnon Geraldo Ferreira

Arnon Geraldo Ferreira é Presidente da Associação dos Heveicultores de Iporá e Região, Vice presidente da Associação da Classe Contábil de Goiás, Produtor Rural – Heveicultor (Seringueira), Empresário e consultor em Agronegócio, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. É Palestrante na área de ITR – Administração - Contabilidade do 3º setor (Igrejas, Associações e Sindicatos) e Ações ambientais.

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
9 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!