Opinião

O nome advogado soa como um grito de ajuda

Vinícius Santana
08/04/2019

 

“O nome advogado soa como um grito de ajuda. “Advocatus, vocatus ad”, chamado a socorrer. Também o médico é chamado a socorrer, mas só ad advogado se dá este nome. Quer dizer que á entre a prestação do médico e a do advogado uma diferença, que não voltada para o direito, é, todavia, descoberta pela rara intuição. Advogado é aquele, ao qual se pede, em primeiro plano, a forma essencial de ajuda, que é propriamente a amizade.” Francesco Carnelutti

 

Inicio minhas palavras com a brilhante lição trazida pelo ilustríssimo Doutrinador Francesco Carnelutti em uma de suas obras literárias. Desta feita, enfatizo a importância de um Advogado para a Sociedade atual.

 

Ética e senso de responsabilidade social são fundamentais para um Advogado. Independentemente da carreira que optar, suas ações possuem grande impacto na vida de outras pessoas e é preciso ter senso de justiça e um entendimento correto da aplicação das leis vigentes.

 

É compreensível que com a realidade atual da sociedade, onde a criminalidade cresce a cada dia, sejam solicitadas soluções imediatas. Todavia, faz-se necessário pensar em medidas que estejam de acordo com os parâmetros constitucionais existentes.

 

Assim como os integrantes de uma sociedade possuem o direito de se sentirem seguros, aquele que se encontra sob a tutela do Estado também é sujeito de direitos e garantias, que devem ser respeitadas, uma vez que lhes são asseguradas.

 

Deste modo, uma justiça parcial não é justiça, ressalta assim Francesco Carnelutti:

 

“Toca-se assim a raiz do problema. A justiça humana não pode ser senão uma justiça parcial, a sua humanidade não pode senão resolver-se na sua parcialidade. Tudo aquilo que se pode fazer é buscar diminuir esta parcialidade. (2017, p. 35).”

 

É preciso buscar com imparcialidade o direito, pautando-se na lei e verdade, para que não venha perecer o direito daqueles que necessitam da tutela do Estado Juiz.

Vinícius Santana

 Vinícius Santana é advogado militante na região, com endereço em Iporá, na Rua Lázaro Vieira, número 1431, centro.

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
18 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!